4 de agosto de 2011

Cestinha de tecido

Esta cestinha é uma ótima ideia, tanto para ajudar a organizar os seus materiais de trabalho quanto para servir pão no chá da tarde.
Tudo vai depender da estampa do tecido e tamanho que você escolher. 
*_*



Você vai precisar de:
  • ½ metro de olegado ou outro tecido duro (olegado são aqueles tecido plastificados/ impermeáveis de um dos lados, esta opção é boa por ser mais fácil de limpar depois)
  • ½ metro de tecido de algodão para o forro
  • Clipes de papel
  • Alfinetes
  • Tesoura
  • Máquina de costura (pode ser aquelas manuais)
  • Tábua e ferro de passar.
Mão a obra:
Passo 1| Cortar o tecido:
Para fazer uma cestinha com um tamanho final de 5×9x5cm, você vai precisar cortar as seguintes peças:
  • Peças curtas de final: 7.5x 6cm (Corte duas partes destas do tecido que ficará para fora e + duas partes do forro)
  • Peças laterais: 7,5x 10cm (Corte duas partes destas do tecido que ficará para fora e + duas partes do forro)
  • Pedaço de fundo: 6x 10cm (Corte uma parte desta do tecido que ficará para fora e + uma parte do forro)
Caso queira fazer uma cestinha em formato diferente, corte as peças no tamanho desejado adicionando 0,5cm para a costura de cada lado.
Passo 2| Costure o forro:
Junte o pedado menor com o maior, lado a lado, e prenda com 3 alfinetes ao longo da lateral, deixando o terceiro alfinete a 0,5cm da borda.
Comece a costura a partir de 0,5cm da e pare nos 0,5cm marcados da borda inferior ” (na parte inferior e superior ficará sem costura)
Faça a mesma coisa em todas as 4 partes. Após isso você terá um “tubo”.
Por dentro vinque as sobras de tecido para fora.
Detalhe da foto mostra os 0.5cm que devem ficar sem costura na parte inferior.
Em seguida prenda de um dos lados a parte do tecido do fundo com os alfinetes para alinhar as pontas.
Dobre as pontas que ficaram com 0,5cm sem costura, assim que você for chegando com a costura em cada esquina.
Ao terminarmos todos os lados, chegaremos neste resultado.
Apare as sobras da costura na diagonal na parte inferior. Isso ajudará a reduzir o volume de tecido no acabamento final.
Agora, dobre a borda superior em 0,5cm para dar o acabamento e por enquanto deixe de lado o forro.
Passo 3| Costure a parte de fora:
Se você estiver trabalhando com o Olegado ai vai uma dica:
  • Para costurar o olegado pelo lado avesso acaba ficando ruim por conta do acabamento da costura, e do lado onde ele é plastificado, alem dele ficar grudando não irá correr no pé da máquina e acaba não permitindo que se costure em máquinas de costuras mais comuns.
    Resolvemos estes problemas cortando umas tiras de papel de seda e colocando sobre a parte plastificada, para assim costurar. Desta forma conseguimos resolver os problemas que o tecidos proporciona.
Para costurar a parte de fora repita o Passo 2, e não esqueça de deixar os 0,5cm sem costura na parte inferior e aparar a costura no final. No olegado não conseguimos utilizar o ferro de passar para fazer o vinco nas costuras, então aqui, usaremos as costas de uma colher, ou uma espatula própria para fazer vinco, se você tiver.
Quando terminado, o forro e a parte exterior terão o mesmo formato e tamanho.
Passo 4| Junte o forro com a parte de fora:
Coloque o forro com a estampa virada para fora, dentro na parte exterior. Encaixe as costuras e ajuste de forma que as sobrinhas de tecido não fiquem emboladas.
Depois use os clipes para prender as duas peças pela parte superior.
Separe algumas tiras de papel de aproximadamente 2cm, para prender junto com o clipes pela parte exterior. Aqui estamos usando papel kraft bem fino, mas você pode usar qualquer outro.
Coloque as tiras de papel do lado plastificado do olegado, desta maneira ele ficará preso juntamente com o restante. (forro, olegado e a tira de papel)
Costure de forma que prenda todo o conjunto pela borda superior. A costura deve ficar entre a dobra que foi feita anteriormente e a borda.
Agora é só você rasgar o papel para tirar. Caso fique algumas pontinhas presas junto com a costura, é utilizar uma pinça para retirar.
Pronto! A sua cestinha está pronta. Para o toque final, basta você dobrar a borda para que parte do forro fique aparecendo para fora e dar uns pontinhos nos cantos onde tem as costuras para fixar.

______

Malu Melo é designer por formação e ama as artes plásticas e artesanato. Adora buscar novas ideias nas horas vagas para imaginar um mundo cheio de produtos lindos e diferentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário