28 de julho de 2013

Faça você mesmo: Filtro dos sonhos | Blog Elo 7

Gente! Sem duvida nenhuma o blog ELO7 é 
fantástico e cheio de ideias sempre atualizadas.
Estou postando essa passo a passo em homenagem a minha filha
que adora o filtro dos sonhos e um dia estava se aventurando em confeccionar o filtro dos sonhos
por ela mesma. Muito lindo!
Então, compartilhado aqui no blog, serve para mim, para minha filha e para você também!
Beijos e até breve!
*_*
ROSITA



Antigamente o povo nativo de Ojibwa, da América do Norte, costumava proteger o sono das crianças dos pesadelos e de visões malignas com um objeto feito à mão, chamado deFiltro dos Sonhos. Os Ojibwa acreditavam que essa rede filtrava os sonhos, para que somente os bons sonhos passassem entre os fios e os ruins ficassem presos. Tudo que permanecesse preso na trama sumiria com a luz do sol, evitando que se concretizasse (mais sobre a origem aqui).
Os materiais utilizados na confecção do filtro dos sonhos eram todos naturais, coletados no meio ambiente: galhos para o aro, madeira ou ossos e pelagem de cavalo para a rede e penas. Sabe qual o motivo desses enfeites abaixo do anel com trama? São obstáculos para impedir que os pensamentos ruins escapem antes do sol chegar, ficando presos às penas e contas. Legal a simbologia, não é? As penas de águia, por exemplo, eram símbolo de coragem, enquanto as penas de coruja, simbolizavam sabedoria.
Depois de conhecer bela tradição, vamos aprender a fazer um filtro com nossas próprias mãos? É uma ótima pedida para presentear pessoas queridas. Para ficar mais legal ainda, vamos transformá-lo em pingente preso a um colar, uma bijoux com muita personalidade.
Materiais necessários (disponíveis em qualquer armarinho):
  • Um anel  do tamanho que você preferir
  • Penas
  • Fita de camurça ou cetim
  • Algodão ou fio encerado (aqui usamos encerado)
  • Contas de Madeira, miçangas
  • Tesoura

1. Começamos cobrindo o aro com fita de camurça.
2. Em seguida, fazemos o trançado com fio encerado. Siga o desenho acima para fazer a trama tradicional. Ou opte por um trançado estilo livre, assim não tem erro.
4. Depois de fazer o trançado no anel, basta incluir na parte inferior, as fitas, miçangas, penas e fio encerado que devem ficar pendurados no aro. Fique livre para enfeitar como mais gostar!
5. Por fim amarre a parte superior do aro do filtro em um longo fio encerado para usar como colar. 
Que tal?
Seu filtro está pronto!
Gostaram do resultado ? Quem se animou a criar um também?

Nenhum comentário:

Postar um comentário